Por onde começar... passo a passo...
Processo pela Itália:
- Emitir todas as certidões de nascimento, casamento, óbito ( do antenado italiano e dos ascendentes + a CNN do italiano;
- Retificações judiciais (caso sejam necessárias);obtenção da Certidão Negativa de Naturalização;
- Traduzir estes documentos para a língua italiana com tradutor juramentado;
- Apostilar o jogo de documentos (original brasileiro + tradução) em um cartório atualizado
- Os requerentes devem ir à Itália para *registrar a residência e solicitar o reconhecimento da cidadania italiana;
- Os requerentes devem aguardar PRESENCIALMENTE na Itália - todo o tempo do processo que por lei é de 6 meses;
- É necessário aguardar a resposta do Consulado Italiano referente à Certidão de Não Renúncia.
- Transcrição das certidões de nascimento e/ou casamento;
- Após a conclusão do processo, é possível solicitar os documentos italianos (passaporte e carteira de identidade).
* Residência significa morar na Itália e "comprovar" no comune que você mora em algum lugar - através da hospedagem concedida por um familiar, ou a locação de imóvel com contrato residencial de 4 anos. Não poderá ser locação de quartos, vagas e hotéis... Você deve ser residente e estar na Itália pelo período do processo.
Processo pelo Brasil:
A solicitação da cidadania italiana no Brasil é feita através dos Consulados Italianos ou da Embaixada Italiana. No Brasil existem seis Consulados Italianos (no Rio de Janeiro, Recife, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre e Belo Horizonte) e uma Embaixada (em Brasília - DF).
Basicamente para entrar na fila do reconhecimento da cidadania italiana no Brasil é necessário:
- Obter a certidão original de nascimento ou de batismo do seu ascendente italiano
- Preencher a ficha de requerimento para cada requerente maior de 18 anos. O valor pago pela ficha não será reembolsado caso a resolução do processo seja negativa.
- Enviar por correio a(s) ficha(s) preenchida(s) e a cópia simples da certidão de nascimento ou de batismo do ascendente italiano para o Consulado Italiano que abrange a sua região.
- Os requerentes serão inseridos em uma lista de espera de acordo com a ordem de chegada dos formulários. Os interessados deverão aguardar a divulgação das listas no site referente a cada consulado. Em SP, demora em média 10/12 anos para obter a cidadania.
- Atenção: Verificar informações atualizadas, diretamente no consulado que atende sua cidade. ( Assessoramos somente processos de reconhecimento feitos pela Itália via presencial ou via judicial- que tem sido a melhor alternativa no momento devido as vantagens oferecidas).
Quanto tempo demora o processo?
Transparência nas informações...
Quando nos referimos a orgão públicos; envolvem diversas variáveis e não podemos mencionar com exatidão o tempo necessário para finalizar o processo e sim uma média.
Os processos desenvolvidos na Itália dependem:
Comune
- Responsável pelo registro de residência / visita do vigile ( prazo pelas circulares são de "até 45 dias para o policial local fazer a confirmação da residência" ).
- Verificação ( análise e aceitação) de todos os documentos e concluir o processo com a transcrição das certidões ( prazo pelas circulares são "de 3 a 6 meses").
- Dependendo do comune chega a 10 meses - considerando que os documentos estejam em ordem e com a resposta do consulado do "non rinuncia" . Em média, na prática são 4 meses, obviamente considerando o perfil adm de cada comune x processo ( cada processo possui características próprias).
As fases para realizar todo o processo...
Qual a diferença entre fazer o pedido de cidadania italiana no Brasil e na Itália?
Por que aumenta a demanda de pedidos na Itália?
Um número sempre maior de pessoas opta por solicitar o reconhecimento de cidadania italiana diretamente na Itália ao invés de solicitar no Consulado Italiano no Brasil. Você sabe a razão?
Atualmente os consulados Italianos sofrem com o grande aumento do número de pedidos de cidadania italiana, gerando uma longa fila de espera. Problemas de estrutura e falta de pessoal são só algumas das dificuldades enfrentadas diariamente pelos funcionários dos consulados italianos, incapazes de atender ao grande número de solicitações.
O resultado é o tempo de espera pelo reconhecimento da cidadania italiana que, infelizmente, se for feito pelo Brasil requer alguns anos...
Por esta razão muitas pessoas optam em fazer o processo na Itália, depois de concluir a montagem do processo no Brasil.
Principais Vantagens
Por que obter a ciadania italiana
- Quem tem a cidadania italiana possui trânsito livre em qualquer país que faça parte da Comunidade Européia
- Quem possui a cidadania italiana poderá trabalhar livremente em qualquer um dos países da Comunidade (França, Itália, Inglaterra, Alemanha, etc).
- Possuir a cidadania italiana dará a você ou a seus filhos a oportunidade de estudar em qualquer país da europa. Em muitos dos quais ser cidadão europeu é fator determinante para desfrutar de bolsas-de-estudos que pagarão por todo o curso.
- Possuir a dupla cidadania italiana lhe dará o direito de se aposentar pela Europa, recebendo sua aposentadoria em euros.
- Para quem está no Brasil o duplo passaporte representa um abre portas na carreira, principalmente em grandes empresas. Na hora de participar de um processo seletivo em uma empresa internacional possuir a cidadania italiana é um excelente diferencial.
- Ter a cidadania italiana lhe trará facilidades para viajar sem visto para Estados Unidos, Canadá, Autrália e Japão. Ter a cidadania italiana elimina a necessidade de precisar passar por longos procedimentos nas alfândegas e consulados.
- Ter o passaporte europeu lhe dará a vantagem de ficar em filas especias nos aeroportos, viajar com tranquilidade e rapidez de viagens em todo o mundo.
- Ter a cidadania italiana lhe trará vantagens para obter o visto de residência definitivo nos Estados Unidos, diminuindo exigências e valores a serem investidos
- Ao reconhecer a cidadania italiana seus filhos terão o direito, depois os filhos de seus filhos e assim por diante. É um patrimônio familiar que não se perde, um resgate da identidade.