Por onde começar... passo a passo...



 Processo pela Itália: 

  • Emitir todas as certidões de nascimento, casamento, óbito ( do antenado italiano e dos  ascendentes + a CNN do italiano; 
  • Retificações judiciais (caso sejam necessárias);
    obtenção da Certidão Negativa de Naturalização;
  • Traduzir estes documentos para a língua italiana com tradutor juramentado; 
  • Apostilar o jogo de documentos (original brasileiro + tradução) em um cartório atualizado 
  • Os requerentes devem ir à Itália para *registrar a residência e solicitar o reconhecimento da cidadania italiana;
  • Já na Itália, os requerentes devem aguardar a visita de um policial para registrar a residência e após o registro podem solicitar o reconhecimento da cidadania italiana;
  • É necessário aguardar a resposta do Consulado Italiano referente à Certidão de Não Renúncia. 
  • Transcrição das certidões de nascimento e/ou casamento;
  • Após a conclusão do processo, é possível solicitar os documentos de identidade italianos (passaporte e carteira de identidade).

* Residência significa morar na Itália e "comprovar" no comune que você mora em algum lugar - através da  hospedagem concedida  por um familiar, ou  a locação de imóvel  com contrato residencial de 4 anos.  Não poderá ser locação de quartos, vagas e hotéis... Você deve ser residente e estar na Itália pelo período do processo. 

Processo pelo Brasil:

A solicitação da cidadania italiana no Brasil é feita através dos Consulados Italianos ou da Embaixada Italiana. No Brasil existem seis Consulados Italianos (no Rio de Janeiro, Recife, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre e Belo Horizonte) e uma Embaixada (em Brasília - DF).

Basicamente para entrar na fila do reconhecimento da cidadania italiana no Brasil é necessário: 

  • Obter a certidão original de nascimento ou de batismo do seu ascendente italiano
  • Preencher a ficha de requerimento para cada requerente maior de 18 anos. O valor pago pela ficha  não será reembolsado caso a resolução do processo seja negativa. 
  • Enviar por correio a(s) ficha(s) preenchida(s) e a cópia simples da certidão de nascimento ou de batismo do ascendente italiano para o Consulado Italiano que abrange a sua região.
  • Os requerentes serão inseridos em uma lista de espera de acordo com a ordem de chegada dos formulários. Os interessados deverão aguardar a divulgação das listas no site referente a cada consulado.  Em SP, demora em média 10 anos para obter a cidadania. 
  • Atenção: Verificar informações  atualizadas, diretamente no consulado que atende sua cidade. ( Assessoramos somente processos de reconhecimento feitos pela Itália ).

Quanto tempo demora o processo?

 Transparência nas informações...


Quando nos referimos a orgão públicos; envolvem diversas variáveis e não podemos mencionar com exatidão o tempo necessário para finalizar o processo e sim uma média. 

Primeiro você deve reunir os documentos e prepará-los, para depois desenvolver o processo no Brasil ou na Itália.


Os processos desenvolvidos na Itália dependem:


Comune 

  • Responsável pelo registro de residência / visita do vigile  ( prazo pelas circulares são de "até 45 dias para o policial local fazer a confirmação da residência" ). 

  • Verificação ( análise e aceitação)  de todos os documentos e  concluir o processo com a transcrição das certidões ( prazo pelas circulares são "de 3 a 6  meses").


  • Dependendo do comune chega a 10 meses - considerando que os documentos estejam em ordem e com a resposta do consulado do "non rinuncia" .   Em média,  na prática são 4 meses, obviamente considerando o perfil adm de cada comune x processo  ( cada processo possui características próprias). 

As fases  para  realizar todo o processo...


- localização de todos os documentos no Brasil e certidão do antenado na Itália;
- retificações  administrativas ou judiciais (caso sejam necessárias);
- obtenção Certidão Negativa de Naturalização;
- tradução e apostilamento dos documentos;
registro da residência na Itália (para processos na Itália );
- resposta da Certidão de Não Renúncia à Cidadania Italiana (para processos na Itália); 
- transcrição dos documentos na Itália;
- emissão dos documentos italianos 

Qual a diferença entre fazer o pedido de cidadania italiana no Brasil e na Itália?

Por que aumenta a demanda de pedidos na Itália? 

Um número sempre maior de pessoas opta por solicitar o  reconhecimento de cidadania italiana diretamente na Itália ao invés de solicitar no Consulado Italiano no Brasil. Você sabe a razão?

Atualmente os consulados Italianos sofrem com o grande aumento do número de pedidos de cidadania italiana, gerando uma longa fila de espera. Problemas de estrutura e falta de pessoal são só algumas das dificuldades enfrentadas diariamente pelos funcionários dos consulados italianos, incapazes de atender ao grande número de solicitações.

O resultado é o tempo de espera pelo reconhecimento da cidadania italiana que, infelizmente, se for feito pelo Brasil requer alguns anos... 

Por esta razão muitas pessoas optam em fazer o processo na Itália, depois de concluir a montagem do processo no Brasil. 

Principais Vantagens

Por que obter a ciadania italiana

  • Quem tem a cidadania italiana possui trânsito livre em qualquer país que faça parte da Comunidade Européia
  • Quem possui a cidadania italiana poderá trabalhar livremente em qualquer um dos países da Comunidade (França, Itália, Inglaterra, Alemanha, etc).
  • Possuir a cidadania italiana dará a você ou a seus filhos a oportunidade de estudar em qualquer país da europa. Em muitos dos quais ser cidadão europeu é fator determinante para desfrutar de bolsas-de-estudos que pagarão por todo o curso.
  • Possuir a dupla cidadania italiana lhe dará o direito de se aposentar pela Europa, recebendo sua aposentadoria em euros.
  • Para quem está no Brasil o duplo passaporte representa um abre portas na carreira, principalmente em grandes empresas. Na hora de participar de um processo seletivo em uma empresa internacional possuir a cidadania italiana é um excelente diferencial.
  • Ter a cidadania italiana lhe trará facilidades para viajar sem visto para Estados Unidos, Canadá, Autrália e Japão. Ter a cidadania italiana elimina a necessidade de precisar passar por longos procedimentos nas alfândegas e consulados.
  • Ter o passaporte europeu lhe dará a vantagem de ficar em filas especias nos aeroportos, viajar com tranquilidade e rapidez de viagens em todo o mundo.
  • Ter a cidadania italiana lhe trará vantagens para obter o visto de residência definitivo nos Estados Unidos, diminuindo exigências e valores a serem investidos
  • Ao reconhecer a cidadania italiana seus filhos terão o direito, depois os filhos de seus filhos e assim por diante. É um patrimônio familiar que não se perde, um resgate da identidade.